Educação Infantil

VILLA BAMBINI

Oferecer “o melhor” significa buscar pessoas especiais e um espaço que ao mesmo tempo em que acolha e desafie as crianças, estabelece-se como Terceiro Educador.  Tendo a BNCC como norte, valorizamos as manifestações de curiosidade das crianças, através de uma formação bilíngue, participativa, de um comportamento ativo de escuta entre adultos e crianças, crianças e ambiente, e das crianças entre elas.

Para isso, faz-se necessário a elaboração de práticas pedagógicas e formação profissional que proponham às famílias e às crianças um ambiente escolar gerador de aprendizagem para todos: crianças, pais e profissionais. Nossos inspiradores: Henry Wallon; Jean Piaget; Rudolf Steiner, Lev Vygostky; Emmi Pikler; Loris Mallaguzi.

O currículo emergente* Villa Bambini e a concepção de currículo presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil coincidem quando determinam que as atividades a serem desenvolvidas na Educação Infantil devem respeitar as experiências e os saberes das crianças, partindo deles para construir uma prática pedagógica significativa.

A criança produz cultura e conhecimento por meio desta ação! A ideia de experiência é aquela que permite ao sujeito pensar sobre o mundo e suas relações com ele, sobretudo como é influenciado e como influencia. Dessa forma, a criança produz cultura e conhecimento por meio desta ação.

Nessa abordagem o currículo vai se adaptando progressivamente aos interesses e necessidades das crianças.

Cabe a elas decidir e escolher os caminhos, apoiadas e guiadas pelos adultos. Os adultos seguem as crianças e não os seus planos. Nosso trabalho, currículo, nunca está acabado, nem nunca se torna uma rotina. É um processo contínuo de experimentação e remodelação.

Todas as nossas atividades seguem os direitos de aprendizagem e campos de experiência da BNCC como base para o currículo emergente, com inspiração na abordagem Reggio Emilia. Os professores seguem elementos de um tema de projeto e seguem os parâmetros abaixo, inspirados em nossa abordagem pedagógica.

  • Identificabilidade
  • Ateliê
  • A escola como laboratório
  • A relação interior – exterior
  • Cenários luminosos
  • Harmonia
  • Materiais
  • Manipulabilidade
  • Odores
  • Geometria

Nosso intuito é sermos capazes – por meio de projetos dinâmicos, dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância.

Desejamos reconhecer em cada criança, recursos e potencialidades únicos, revelando e expressando diversas linguagens. Um projeto em construção, que indaga e narra, a imagem dos direitos da infância.

Com uma equipe de professores experientes e atuantes, há mais de uma década, nas melhores escolas das cidades vizinhas (Campinas, Amparo, Valinhos, Mogi-Guaçu e Serra Negra), o corpo docente do Villa tem tido decisiva participação na manutenção dessas instituições no topo do ranking em avaliações nacionais como o ENEM e nos principais vestibulares.

Formados nas melhores e mais reconhecidas Universidades brasileiras, a maioria desses professores tem especialização, mestrado e/ou doutorado em suas respectivas áreas de atuação. Para uma melhor apreciação dos pais e alunos interessados, apresentamos abaixo o currículo resumido de alguns deles.

Venha conhecer uma nova maneira de aprender com um jeito novo de ensinar.
Entre em contato conosco e descubra por que o Villa será sua próxima escolha.