Quem Somos

Há anos trabalhando na área da educação e da pesquisa acadêmica, surgiu o interesse em uma escola que realmente estivesse preocupada nos valores educacionais e nos valores humanos, respeitando o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Como escola do conhecimento, o COLÉGIO DA VILLA se identifica com o que há de mais ortodoxo, pois seus idealizadores são amantes do conhecimento. O que se busca de forma incessante é a melhor e mais inovadora forma de se apreender estes conhecimentos.

O compromisso do Colégio da Villa com a Educação e a Cultura, se traduz em projeto educacional fundamentado num trabalho de reflexão constante, onde há o observar permanente com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas com Educação e suas tecnologias.

O COLÉGIO DA VILLA se caracteriza como a escola da pergunta. A escola investigativa, que faz de seus alunos pesquisadores para atuar como protagonista, na construção de seus saberes, onde a pesquisa e a documentação da pesquisa escreve a história de cada um.

…nasce o VILLA!

Em 2009 o planejamento se concretizou, assim como as reformas no prédio. E no dia 10 de janeiro de 2010 foi inaugurada a primeira unidade do COLÉGIO DA VILLA. Iniciou-se com o Ensino Médio e, desta forma, o desafiador trabalho de formar alunos para que tivesse sucesso em seus exames vestibulares e uma visão de vida inovadora, como formação humana, cerne da missão do COLÉGIO DA VILLA.

Ainda em 2010, iniciaram as aulas…

Uma escola de formação e período integral, desde sua concepção. Uma escola que respeita e aceita o repertório sócio histórico e cultural de seus alunos e a partir deste estabelece metas de ampliação, buscando sempre a metacognição. As aulas de teatro, música, coral, culinária italiana, língua italiana iria trazer para a Jaguariúna, que nasce na Itália, a escola ítalo-brasileira do coração de seus idealizadores e o respeito à tradição de nosso município.

Nas aulas de Capoeira, a presença diária de nosso país que nasce na Bahia, com a perpetuação e o respeito de nosso patrimônio imaterial. Com as aulas de Alfabetização Jornalística, uma inovação no Brasil, o COLÉGIO DA VILLA  coloca diariamente um jornal nas mãos de nossos adolescentes para com eles fazer uma reflexão diária sobre nosso país e mundo.

Em janeiro de 2012, depois do sucesso de 2010, foi inaugurada a segunda unidade do Colégio. Hoje, o COLÉGIO DA VILLA conta com 2 unidades divididas em:

1. Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)/ Unidade 2
  2. Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série)/ Unidade 1

Um ambiente acolhedor e integrado à natureza, mas totalmente moderno e tecnológico. Com professores altamente qualificados, estamos a cada dia formando cidadãos capazes de pensar, agir e concretizar projetos que visam o crescimento intelectual e humano de nossos alunos.