Meu nome é Franklin Martins, músico formado em violoncelo pela UNESP. Como professor, tenho me dedicado ao aprendizado de violoncelo em grupo para crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil. Com a música clássica tive a oportunidade de realizar mais de 600 concertos ao longo de 13 anos, em praças públicas, escolas, periferias, presídios, hospitais, nas mais importantes salas de concerto do Brasil e no exterior, em sua grande maioria concertos gratuitos possibilitando acesso a todos os públicos.

Por esta razão desenvolvi o projeto Bonamúsica, o qual visa despertar em grupo as habilidades dos alunos tais como coordenação motora, escuta ativa, musicalidade, leitura musical, atividade simultânea, trabalho em grupo, confiança, solidariedade, criatividade, pró‑atividade, liderança e técnica do instrumento através do violoncelo.

Apresentei este projeto para o Colégio da Villa, que recebeu a ideia de braços abertos e com muito entusiasmo! Muitas escolas na Europa e na América do norte possuem em sua grade escolar o aprendizado de algum instrumento musical. Com isso trazem um grande diferencial na formação dos alunos, além de conquistarem um sentido de realização: aprender a tocar música em um novo instrumento pode ser uma meta desafiadora, mas realizável. O aluno que domina até mesmo o menor objetivo na música é capaz de se sentir orgulhoso de sua realização.

O projeto Bonamúsica terá duração de dois anos para os alunos que se inscreverem, com duas aulas semanais de 1h15 cada. Teremos concertos das turmas no fim de cada semestre com a orquestra de violoncelos, abertos para as famílias e público em geral.

No mês de fevereiro tive um encontro com todas as turmas de alunos do Colégio da Villa, mostrando através do violoncelo o grande poder que a música possui de encantar e unir as pessoas. Espero em breve ter a chance de apresentar a todos o violoncelo e a sua grande versatilidade para tocar em conjunto os mais variados estilos de música!

No link, para todos verem, uma das apresentações nas salas do Colégio e também para conhecer o som do violoncelo. Desejo a todos um ótimo 2017!

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ymdK64Xhh4s&feature=youtu.be