O Ensino Fundamental

“Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas a melhor coisa do mundo são as crianças.”

Fernando Pessoa

No Ensino Fundamental do Colégio da Villa buscamos a educação como processo integral da criança, conscientes de que nossa responsabilidade ultrapassa o campo cognitivo e abrange, também, o campo social, moral e cultural do educando.

Por esta razão, queremos torná-la uma escola modelo, não com o intuito de que seja melhor que as demais, mas, sim, porque acreditamos que ainda hoje se possa fazer educação de qualidade apesar de todas as dificuldades.

Conhecer o bem e o mal, perceber a razão dos deveres do homem não são coisas para uma criança. A natureza quer que as crianças sejam crianças antes de serem homens. Se quisermos perverter essa ordem, produziremos frutos temporões, que não estarão maduros e nem terão sabor, e não tardarão em se corromper; teremos jovens doutores e crianças velhas. A infância tem maneiras de ver, pensar e de sentir que lhe são próprias; nada é menos sensato do que querer substituir essas maneiras pelas nossas, e para mim seria a mesma coisa que exigir que uma criança tivesse cinco pés de altura e que tivesse juízo aos 10 anos. Com efeito, de que lhe serviria a razão nessa idade? Ela é o freio da força, e a criança não precisa desse freio.

Emílio, Livro II, p.91,92, J. J Rousseau

Acreditamos que podemos, como Rousseau, preservar a criança e sua infância buscando que esta seja feliz enquanto vivencia sua aprendizagem.

O dia a dia do Colégio, assim como as atividades diversificadas, permite a formação integral de nossos alunos, pois não separa cabeça, tronco, membros e coração.