🙂 Somos uma escola multilíngue

“A language puts you in a hallway for life. Two languages ​​open all the doors of that road.”Frank Smith

“Um idioma te coloca em um caminho para a vida. Dois idiomas abrem todas as portas deste caminho.”

🙂 Somos 1º lugar no Enem desde 2011

🙂 Diferencial pela qualidade disciplinar num sistema de ensino integral

Disciplinas extracurriculares: Atelier, Contação de História, Capoeira, Culinária, Dança, Ecologia Humana, Educação Financeira, Esporte, Filosofia, Informática, Laboratório, Música, Orientação de Estudos, Robótica/Lego e Teatro.

🙂 Somos uma Escola membro do PEA: Programa de Escolas Associadas à Unesco/ONU

Nossos alunos realizam estudos e desenvolvem ações na cidade, por um mundo melhor.

🙂 O Projeto do Colégio da Villa é um Projeto Sócio-interacionista

Precisamos de um ambiente em que o conhecimento já sistematizado não seja tratado de forma dogmática e esvaziado de significado.” (Lev Vigostki)

Uma escolarização que favoreça a construção da autonomia e a autoria do seu próprio percurso, em oposição a uma abordagem tecnicista, implica em considerar três aspectos fundamentais:

o saber: concebido como a apropriação do conhecimento organizado nos principais campos teóricos relacionados à cultura literária, histórica, científica e artística;

o saber fazer: concebido como a capacidade de manejar e aplicar os conhecimentos em novas situações, o “saber fazer” requer o desenvolvimento de competências relacionadas à codificação e decodificação de diferentes linguagens específicas dos campos de conhecimento;

o saber ser: relacionado à postura ética do cidadão na vida social, o “saber ser” é concebido como a competência de definir conscientemente e de forma responsável os valores e as atitudes pessoais.